· Não deixe celulares, bolsas, valises, pacotes ou sacolas de lojas e grifes sobre bancos do carro e visíveis, meliantes estão freqüentemente garimpando oportunidades no transito e nas calçadas, utilize o porta-malas guardando os objetos em seu interior bem antes de estacionar ou trafegar com o veículo, desconfie de motocicletas com 2 ocupantes.
· Não anotar o telefone residencial no verso do cheque, especialmente em postos de gasolina, em caso de assalto ao posto às informações pessoais poderá ser usadas para ameaças especialmente contra mulheres. Pague sempre com cartão de crédito ou de o telefone comercial.
· Não usar adesivos nos carros que contenham algo sobre a vida pessoal, como nome do condomínio, da academia de ginástica, escola do filho, da faculdade ou curso de línguas. Essas informações são usadas antes e depois pelos seqüestradores.
· Ladrão prefere pessoas desatentas. Jamais reaja. O elemento-surpresa é favorável ao bandido, que nunca está sozinho e não tem nada a perder.
· Risco de morrer em roubo de farol é absurdamente maior do que num seqüestro. Nesta situação, mantenha as mãos no volante e tente comunicar-se indicando claramente o que vai fazer. Antes de qualquer movimento, avise o assaltante.
· À noite, calcule o tempo e velocidade para evitar parar num farol vermelho. Não há registro de assalto com carro em movimento.
· Existem sempre novas modalidades de agressão no trânsito, algumas chamam mais atenção, recentemente varias pessoas já foram atingidas por outros motoristas que utilizam um tipo de zarabatana, mantenha sempre a janela fechada.
· Outros marginais vêm utilizando uma garrafa dentro de uma sacola descartável de supermercado, ao identificar uma possibilidade de ataque, quebram a garrafa e partem em direção a vitima, ao concluir o roubo quebram o restante da garrafa, dessa forma em caso de flagrante não existirá a arma do crime.
· Nas grandes avenidas ou mesmo rodovias, sempre observem com antecedência as passarelas sobre a pista, pessoas paradas sobre as mesmas é indicio de risco, trace uma linha imaginaria na mesma altura da localização do pedestre e mude o traçado do veículo, meliantes colocam pedras e até tijolos amarrados e dependurados na altura dos pára-brisas, o objetivo é quebra-luz e forçar a parada dos veículos, caso o vidro se quebre busque ajuda em local movimentado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário