Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de março de 2009

Padrão cerebral e ritmo de batidas do coração: nova fronteira para biometria?

Pesquisadores da União Européia criam protótipo de sistema de identificação baseado em padrões cerebrais e no ritmo de batimento cardíaco.

FONTE - ComputerWorld

Pesquisadores europeus desenvolveram um sistema de biometria que utiliza sensores para analisar padrões cerebrais e o ritmo de batimento do coração com objetivo de identificar uma pessoa.
Segundo eles, este modelo de identificação biométrica estará no centro de sistemas de segurança no futuro, garantindo uma ferramenta capaz de identificar as pessoas ao mesmo tempo em que diminui as possibilidades de ser enganada.
Chamado Humabio (Autenticação e monitoramento humano usando indicadores biodinâmicos e analises de comportamento), grupo de estudos financiado pela União Européia existe há três anos e é formado por universidades e empresas privadas.
A tendência da biometria, ressalta o grupo, é aumentar a eficiência dos sistemas com aumento da intrusividade. O desafio da Humabio é criar tecnologias (ou melhorar as existentes) que reduzam a intrusão destes sistemas. Pesquisa aponta que brasileiros confiam em biometria.
Agora, o grupo conseguiu desenvolver protótipo que utiliza uma espécie de boné com dois eletrodos para fazer as leituras equivalentes a um eletrocardiograma (ECG) e eletroencefalograma (EEG) para identificar as pessoas.
Ainda em estágio de prova de conceito, a expectativa do grupo é que a tecnologia chegue comercialmente ao mercado em longo prazo.
Em comunicado para o ICT Results, o coordenador do projeto Dimitrios Tzovaras destacou que reduzir o nível de intrusão é o maior desafio do grupo, mas que isso não foi completamente resolvido no protótipo. Ele acrescentou: “ainda precisamos trabalhar muito para garantir que os sensores EEG e ECG sejam menos intrusivos”.
Tzovaras se disse excitado com os resultados do projeto e garantiu: “É a primeira vez que este tipo de análise biométrica foi usado para identificação e resolve a maioria dos problemas que os outros sistemas passam”.
www.modulo.com.br

domingo, 15 de março de 2009

SEGURANÇA PESSOAL - PRECAUÇÕES NO TRÂNSITO

· Não deixe celulares, bolsas, valises, pacotes ou sacolas de lojas e grifes sobre bancos do carro e visíveis, meliantes estão freqüentemente garimpando oportunidades no transito e nas calçadas, utilize o porta-malas guardando os objetos em seu interior bem antes de estacionar ou trafegar com o veículo, desconfie de motocicletas com 2 ocupantes.
· Não anotar o telefone residencial no verso do cheque, especialmente em postos de gasolina, em caso de assalto ao posto às informações pessoais poderá ser usadas para ameaças especialmente contra mulheres. Pague sempre com cartão de crédito ou de o telefone comercial.
· Não usar adesivos nos carros que contenham algo sobre a vida pessoal, como nome do condomínio, da academia de ginástica, escola do filho, da faculdade ou curso de línguas. Essas informações são usadas antes e depois pelos seqüestradores.
· Ladrão prefere pessoas desatentas. Jamais reaja. O elemento-surpresa é favorável ao bandido, que nunca está sozinho e não tem nada a perder.
· Risco de morrer em roubo de farol é absurdamente maior do que num seqüestro. Nesta situação, mantenha as mãos no volante e tente comunicar-se indicando claramente o que vai fazer. Antes de qualquer movimento, avise o assaltante.
· À noite, calcule o tempo e velocidade para evitar parar num farol vermelho. Não há registro de assalto com carro em movimento.
· Existem sempre novas modalidades de agressão no trânsito, algumas chamam mais atenção, recentemente varias pessoas já foram atingidas por outros motoristas que utilizam um tipo de zarabatana, mantenha sempre a janela fechada.
· Outros marginais vêm utilizando uma garrafa dentro de uma sacola descartável de supermercado, ao identificar uma possibilidade de ataque, quebram a garrafa e partem em direção a vitima, ao concluir o roubo quebram o restante da garrafa, dessa forma em caso de flagrante não existirá a arma do crime.
· Nas grandes avenidas ou mesmo rodovias, sempre observem com antecedência as passarelas sobre a pista, pessoas paradas sobre as mesmas é indicio de risco, trace uma linha imaginaria na mesma altura da localização do pedestre e mude o traçado do veículo, meliantes colocam pedras e até tijolos amarrados e dependurados na altura dos pára-brisas, o objetivo é quebra-luz e forçar a parada dos veículos, caso o vidro se quebre busque ajuda em local movimentado.

ATENDIMENTO AO CLIENTE

Aprenda com uma funcionária da Transbrasil !!!

"Destrua" um Ignorante sendo original... como ela foi...

PARA TODOS OS QUE TÊM QUE TRATAR COM CLIENTES IRRITANTES, OU COM PESSOAS QUE SE ACHAM SUPERIORES AOS OUTROS.

Uma funcionária da Transbrasil, em Campinas, deveria ganhar um prêmio por ter sido esperta e divertida, e ter atingido seu objetivo, quando teve que lidar com um passageiro que provavelmente mereceria voar junto com a bagagem.
Um vôo lotado da Transbrasil foi cancelado (por razões óbvias!).
Uma única funcionária atendia e tentava resolver o problema de uma longa fila de passageiros.
De repente, um passageiro irritado cortou toda a fila até o balcão, atirou o bilhete em cima do balcão e disse:
- Eu tenho que estar neste vôo, e tem que ser na Primeira Classe.
A funcionária respondeu:
- Senhor, desculpe, terei todo o prazer em ajuda-lo, mas tenho que atender estas pessoas primeiro, já que elas também estão aguardando pacientemente na fila. Quando chegar a sua vez, farei tudo pelo senhor.
O passageiro ficou irredutível e disse, bastante alto para que todos na fila ouvissem:
- Você faz alguma idéia de quem eu sou?
Sem hesitar, a funcionária sorriu, pediu um instante e pegou no microfone, anunciando:
- Posso ter um minuto da atenção dos senhores, por favor? (a sua voz ecoou por todo o terminal) E continuou:
- Nós temos aqui no balcão um passageiro que não sabe quem é, deve estar perdido! Se alguém é responsável pelo mesmo, ou é parente, ou então puder ajudá-lo a descobrir a sua identidade, solicitamos comparecer aqui no balcão da Transbrasil. Obrigada!
Com as pessoas atrás dele gargalhando histericamente, o homem olhou furiosamente para a funcionária, rangeu os dentes e disse, gritando:
- Eu vou te... !!!
Sem recuar, ela sorriu e disse:
- Desculpe, meu caro Senhor, mas mesmo para isso vai ter que esperar na fila...

SEGURANÇA DO CONDOMÍNIO

A segurança do condomínio depende de todos

Cuidados essenciais para não correr riscos

A Segurança do condomínio é responsabilidade não só do síndico, mas de todos os moradores.

Alguns moradores são capazes de reclamar de um porteiro que interfonou para anunciar uma visita. Mas se esquecem de que o funcionário está realizando seu trabalho, já que todos devem ser identificados e anunciados antes de subir à qualquer unidade. Esta atitude, em vez de reclamação, deveria receber elogios, já que muitas vezes assaltantes conseguem entrar nos condomínios assim, aproveitando da falta de preparo de funcionários.
Outra medida bastante eficaz tomada pelos condôminos é informar ao porteiro cada vez que estiverem esperando o restaurante, a farmácia ou qualquer outro tipo de fornecedor. Alerte a portaria para que receba as encomendas feitas e peça que o avise para que vá atender o entregador na recepção. Evite deixá-lo subir, pois estará se ambientando com o edifício e vislumbrando a sua casa. Porém, se o entregador subir ao apartamento, o ideal é que o morador informe pelo interfone logo que a entrega tenha sido feita, para que o porteiro controle o tempo de permanência do portador no prédio. Isso facilita o trabalho do porteiro e ajuda na segurança de todos.
Não é recomendável deixar as chaves do apartamento na portaria: em caso de assalto, aquele certamente será um apartamento saqueado. Caso não haja outra alternativa, aconselha-se deixar as chaves com o vizinho, e os cômodos que não serão utilizados trancados.É importante também que moradores e funcionários combinem uma senha, a ser mudada regularmente, para que em casos de perigo a mesma seja usada. Presentes chegados de surpresa também devem ter um cuidado especial. Devem ficar retidos na portaria, não permitindo que o entregador suba para levar pessoalmente. Depois, ou o morador desce para buscar ou um funcionário entrega na unidade.
O morador, quando receber uma chamada da portaria, deve se certificar de que o assunto realmente é com ele, para então depois descer. Não há necessidade de se expor desnecessariamente.
Ao chegar de carro ao prédio, e perceber pessoas estranhas ao redor, dê voltas com o carro até se certificar de que as mesmas não estão mais por ali. Muitos assaltos são praticados desta forma: espera-se que um morador encoste com o carro e, antes mesmo do portão se abrir, o motorista é rendido.
É de extrema importância que a boa aparência de alguém não influencie nas regras básicas de segurança. Nem sempre quem está bem vestido é mais honesto que outro mal vestido. Não se esqueça de que as aparências enganam.
Moradores devem evitar comentários sobre seus bens e ganhos na frente de funcionários, e pedir aos mesmos que não comentem seus hábitos com amigos - mesmo que sejam porteiros da redondeza.
Nem mesmo a garagem do condomínio é totalmente segura. Todos já ouviram falar em casos de furtos nas garagens. Portanto, feche sempre seu carro, acione o alarme, e nunca deixe embrulhos à vista. Evite deixar a chave com porteiro e, nos casos de necessidade, faça um seguro específico contra acidentes e furtos na garagem.
Os síndicos devem ter cuidados também na hora de contratar os funcionários do edifício. Nem sempre 'ser amigo da empregada do 402' é garantia de um funcionário confiável.

Os candidatos nunca devem ser atendidos no apartamento, e sim na portaria. Todos os documentos devem ser exigidos (antes de iniciar o trabalho) e referências sobre empregos anteriores são fundamentais. Enfim, todos devem ter consciência de suas funções, sejam funcionários, moradores ou visitantes. E se o assalto acontecer, ninguém deve reagir, afinal muitas vidas estarão em jogo. Procure apenas guardar as características dos assaltantes, como cor, altura, cabelos, modo de falar, marcas no corpo e até possíveis apelidos. Isto ajudará o trabalho da polícia.

PARTICIPANTES

QUEM SOMOS

Sáo José, Santa Catarina
Empresa especializada na elaboração de projetos, normas e procedimentos de segurança empresarial